terça-feira, 2 de setembro de 2014

“Pai: tirei nota dez!” “ Você não fez mais que a obrigação...

...você não faz nada além de estudar! É sua obrigação tirar nota boa!” Com certeza vocês já ouviram isto quando criança, mas o pior é que estamos em 2014 e os pais continuam falando a mesma frase para nossas crianças e adolescentes.  Para alguns filhos este tipo de conduta em nada afeta, mas para outros, isto poderá ser um reforço negativo já que os pais nunca valorizam seu esforço, nunca aprovam suas atitudes e somente cobram e exigem que sejam os melhores sempre, sem nenhum incentivo. A situação ainda se agrava mais quando os pais falam  que estão pagando por uma excelente escola e educação, e que seus filhos devem sempre tirar nota dez. Com essa fala, há uma verbalização implícita de que para eles  terem aquele tipo de escola/estudo, seus pais têm  que trabalhar muito! E neste sentido fica minha pergunta se  não é obrigação dos pais darem o melhor ensino para seus filhos (as)?

Então, qual seria o mais correto a se dizer neste momento? ”Filho (a), fico feliz com esta sua nota, como você conseguiu? Como foi a prova? Como estava se sentindo na hora que fez esta prova? Como você estudou para esta prova?”  Enfim, palavras de encorajamento e de tomada de consciência sobre as estratégias usadas para quem sabe repetir o sucesso.


Mas se fizerem o contrário, no lugar de estimular, cobrar pelo valor que está sendo investido no estudo/educação, no caso de  algumas crianças elas se sentirão mais desencorajadas ainda, pois, sentirão que  seus pais não ligam para elas, já que procuram cobrar por resultados mediante seus próprios esforços, e não sobre os esforços empenhados pela  criança em si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário