sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Planejamentos semanais. Atividades para educação infantil. Planejamentos semanais prontinhos é só aplicar...

O título acima é o slogan de uma propaganda de venda de produtos para a educação infantil. Fico imaginando como podem padronizar atividades desta forma para crianças tão pequenas. Provavelmente devem até mesmo dizer idade, tempo de duração, etc...

Diante de crianças em fase de desenvolvimento, este tipo de material não leva em consideração os ritmos e a individualidade de cada um. Tudo igualzinho: pinte de vermelho a maçã... mas e se eu quiser pintar de roxo? Não pode porque não está no padrão estabelecido anteriormente.

Este tipo de material é mais fácil para o professor; vem tudo pronto e ele também não precisa pensar; somente executa, ou melhor, aplica. Aplica olha o verbo que usam, parece que devemos colocar as atividades dentro de uma seringa e injetar como se fosse um medicamento para sarar de alguma doença. As atividades e/ou situações têm que ser de acordo com aquela turma, com aquele grupo que possui uma identidade e, mais ainda, levando em consideração a cultura em que ela se encontra inserida. Não dá para fazer atividades e/ou situações significativas de crianças americanas para as nossas brasileiras! São realidades diferentes, são modos de pensar, sentir e agir diferentes. Temos que refletir sobre a venda de material pronto. Podemos nos inspirar, claro que sim, mas não podemos ser robôs e fazer tudo o que os outros querem que nós façamos! Onde está a liberdade de ação do professor e a identidade do grupo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário