quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Não sou mãe dos seus amigos e você não vai! Chega com esta história!

Quantas e quantas vezes ouvimos isto quando uma criança quer ir à casa de alguém, ou até mesmo passear com a instituição de ensino e a mãe não deixa. O argumento usado por elas é que se as mães dos outros amigos deixaram, por que ela também teria que deixar? Cada um faz o que acha que deve e que ela não deixa e ponto!  Muitas cenas dessas acabam em violência verbal, ou até mesmo física, em alguns lares.

A resposta dessa mãe não é condizente e nem possui explicação clara; é simplesmente assim: quem manda aqui sou eu, e não se fala mais nisto. Muitas vezes as crianças tentam argumentar e não conseguem; aí vem o choro porque não conseguiram o que queriam, e nem a explicação é consistente. É o não pelo não!

Vamos às reflexões: não sou a favor de que tudo seja possível de ser feito ou de ser dado, não é isto, mas respostas sem coerência e sem explicação dos por quês não são a melhor saída. Ao contrário: causam revolta,  choro e até estimulam a que a criança vá aprendendo a ser dissimulada, mentirosa, para conseguir o que quer, tendo em vista que ela mesma percebe que o “não” se refere apenas a um jogo de poder!


Pais: quando não quiserem que seus filhos participem de algum passeio ou evento, não respondam dizendo que você não é o pai ou a mãe dos seus colegas, mas explique com argumentação compreensível e consistente o porquê de não querer que ele (a) vá, justificando o porquê do “não”. Para as crianças, quando elas entendem que, de alguma forma, existe lógica em sua definição, acabam não chorando e começam a aprender sobre os limites. Mas quando a proibição não tem razão de ser ─ na cabecinha delas ─ porque a única explicação que recebem é de que há, por parte dos pais, um  puro medo de acontecer algo de errado com seus filhos (as), eles não compreendem a ordem e acabarão por fazer  birra, ou até mesmo chorar. Para quê incentivar raiva, se vocês podem incentivar compreensão? Para quê incentivar tristeza se vocês podem incentivar a reflexão? Medo gera medo e pode provocar doenças psíquicas e físicas, além de insegurança, inadequação social, dentre outras. Compreensão gera pessoas que sabem lidar com situações de conflito na vida. A escolha é de vocês... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário