terça-feira, 2 de junho de 2015

Pensar: capacidade de observar, compreender e criar

Muitos professores me perguntam como fazer para a criança ter criatividade. Vamos lá: ninguém nasce criativo! Trata-se de uma aprendizagem como outra qualquer, mas desde que se propicie às crianças estímulos para isto. Por exemplo: deixar os bebês experimentarem o manuseio com tintas; oferecer-lhes espaços abertos para rabiscarem o que quiserem e como quiserem; permitir que sua sensorialidade seja estimulada possibilitando-lhes que o tato, o olfato, o paladar, a audição e a visão recebam estímulos diversificados. Com relação ao manuseio de tintas, essas que são utilizadas nas escolas de educação infantil, isso é muito bom, ou será que vocês acham que apenas quando as crianças tiverem três ou quatro anos é que poderão mexer com tinta?

Estimular a criança a observar um pássaro voando, uma flor se abrindo, um lago ou rio, peixes no aquário, enfim, estimular na criança a sua capacidade de observação é o primeiro passo para o processo de criação.


Compreender que o que a criança está vendo é o segundo passo, ou seja, auxiliar nessa observação: ”isto é um pássaro voando”. Mostrar a ela como é o corpo desse pássaro, como são suas penas, seu formato, suas cores... qual a diferença entre um sabiá e um beija-flor, enfim, estas são perguntas que farão com que a criança comece a ampliar sua visão de mundo. No entanto, muitos professores acham que as crianças criam “do nada”, que a criatividade é natural do ser humano, e que aparece assim, de repente! E não é bem desse jeito!  Para criar, temos que ter modelos naturais, ou não, mas modelos. Agora, podar este processo, ou até mesmo dizer que está errado ou feio, pode atrapalhar o desenvolvimento e a criatividade de alguém.  Portanto, deixem que as crianças ─ desde bebês ─ experimentem estas sensações com liberdade de criação. Assim, poderão ser artistas de sua própria vida, tecendo cada encontro e cada situação com a arte da alegria, do bem-estar e da bem-aventurança!  Experimentem permitir o nascedouro da criatividade do Ser! 

2 comentários:

  1. Excelente e maravilhosa reflexão sobre o tema. A criatividade é a fonte da Inovação para gerações futuras.
    Pensando nisto, eu criei este blog D E S C O N E C T E M C R I A N Ç A S , inclui a sua postagem em meu blog por que tem uma grande contribuição ao tema computadores x escolas x infancia . http://desconectemcriancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Conto com seu apoio neste movimento de reflexão social sobre a epidemia que está se alastrando em nossa sociedade, cada vez mais dependente dos celulares e telas. Sou formado na C. da Computação e Especilista em Gestão de Inovação e Difusão Tecnologica pela UFPE, mas não é por isto que vou ignorar os grandes malefícios do descontrole de uso dos eletrônicos precocimente em nossa sociedade. Pernambuco saiu na frente com uma legislação que regula o uso dos celulares e computadores nas escolas. Abrace esta causa. Parabéns por sua reflexão a respeito da Criatividade.

    ResponderExcluir