sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Autonomia também é um processo de ensino e aprendizagem

Dar e ensinar a criança a ser autônoma, comendo e bebendo sozinha é importante para que ela possa ir adquirindo autonomia. Mas outros itens também precisam ser refletidos pelos adultos. Vamos lá...

Os utensílios domésticos: o bebedouro está na sua altura para que ela possa realizar esta tarefa de maneira autônoma? Ou cada vez que uma criança quer beber água ela precisa de um adulto para pegar o copo, por exemplo.

Estava analisando os armários de algumas casas outro dia e pensei nisto. Geralmente os copos e os pratos ficam em cima da pia ou do armário e não estão acessíveis para as crianças. E toda vez que as elas querem algo para beber ou comer e precisam de utensílios domésticos, necessitam da intervenção de um adulto e, pior, muitas vezes os adultos não têm paciência para pegar estes utensílios e ainda reclamam com as crianças. 

Não seria mais fácil deixar ao alcance das crianças copos, talheres e copos para que elas mesmas possam pegar seus objetos quando necessário? Ah! Não estou falando isto para crianças pequenininhas de zero a três anos, mas acima desta idade estes objetos podem estar a sua altura para irem adquirindo autonomia. Autonomia também se aprende e precisamos facilitar este processo em vez de dificultar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário