Algumas reuniões ou paradas pedagógicas acontecem durante o ano letivo de uma instituição de educação infantil, mas preciso que reflitamos até que ponto acontecem como formação continuada ou não dos professores.
Muitas destas reuniões acontecem mais como organização de cronogramas de ações, festas que irão acontecer, reuniões de pais etc. Este tipo de reunião é importante para o bom andamento das ações do cotidiano em uma instituição, porém na minha concepção de educação elas são pobres no sentido que em nada contribuem para a reflexão deste cotidiano, e, principalmente, para revisão da própria prática do professor em sala de aula/referência com as crianças. O que deveria ser um espaço para que os profissionais possam refletir sobre o desenvolvimento infantil, as mudanças da sociedade e como consequência do comportamento das crianças em relação ao processo ensino/aprendizagem muitas vezes isto é deixado de lado em detrimento de tarefas que tem se que cumprir. Festa disto, daquilo, quem organiza o quê, a comida que irá ser servida, e assim por diante.
Depois os professores se queixam que as crianças estão malcriadas, que os pais não dão educação, que isto, que aquilo, mas poucos voltam a estudar este cotidiano e mais do que isto, compreender como se processa o desenvolvimento em tempos atuais. As crianças não apresentam mais os mesmos comportamentos de 10 anos atrás; a tecnologia mudou e precisamos rever as práticas pedagógicas, mas isto nem sempre acontece. As reuniões precisam deixar de ser somente tarefeiras e passarem a refletir e estudar os comportamentos atuais das crianças se quiserem ensinar dentro da realidade atual. Estudar nunca é demais, pelo contrário, quanto mais estudo tenho a sensação de que menos sei...
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