terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gravidez: fotos e sonhos

Estava a observar uma mulher grávida fazendo uma sessão de fotos junto com o marido em uma praça pública cheia de árvores e flores. As fotos iriam ficar lindas, percebia-se a felicidade do casal estampada em seus rostos. Não me contive e perguntei: é o primeiro filho? Ela respondeu: “sim, uma menina”. É claro que dei os parabéns ao casal.

Mas meus pensamentos não pararam por aí. Fiquei imaginando se eles estavam realmente preparados para educar uma criança que nasce em 2013. Sabem educar? Recebo tantos questionamentos de pais e mães que não sabem o que fazer e acabam brigando, xingando as crianças e, pior, colocam toda a culpa do comportamento infantil nos pequenos e não percebem que o que causam estes comportamentos são os próprios exemplos que estão em casa.

É tanto sonho, tanta felicidade nas fotos, mas e a realidade dos fatos e acontecimentos do dia a dia saberão enfrentar? Calma, não estou dizendo que não devemos ficar felizes com a chegada de um bebê, não é isto! Mas minha preocupação ia além de fotos, enxoval, berço, cômoda, roupas, mamadeiras. Minha preocupação girava em torno de como educar aquele ser tão inocente e que podemos fazer dele uma pessoa construtiva ou destrutiva dependendo de como pensamos, sentimos e agimos com os mesmos.  Comecem a pensar em o que fazer para educar estas crianças que nascem nesta era tecnológica. Esse é o grande desafio, não dá para educá-los como fomos educados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário