sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Crianças que apresentam maus-tratos, o que fazer na instituição de ensino?

As crianças podem chegar à instituição de ensino apresentando marcas pelo corpo, infelizmente isto acontece. Gostaria muito, mas muito mesmo não ter que escrever sobre esse assunto e que nossas crianças tivessem todas o respeito e o carinho; mas temos pessoas insanas neste mundo e não dá para viver fora da realidade. Então vamos aos fatos.

 Se uma criança apresentar lesões corporais e os professores e/ou auxiliares perceberem isso durante o período que ficam na instituição, cabe aos professores informar imediatamente a coordenação e/ou direção para que todos juntos possam acionar o Conselho Tutelar sobre o ocorrido.

 Muitas crianças que sofrem qualquer tipo de agressão física geralmente não comentam o fato por que o agressor as ameaça e por medo elas não verbalizam. Nesse sentindo, perguntar para a criança não é a melhor saída, pois ela pode se sentir mais insegura ainda. O melhor a fazer é, sim, avisar o Conselho Tutelar que já está preparado para lidar com essas situações de risco, que algumas de nossas crianças enfrentam nesse país. Não podemos ser coniventes com a barbárie com nossas crianças. Denunciar faz parte de nossa profissão, professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário