segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Se não comer a toda a comida você não ganha à sobremesa

 Já passaram por isto quando criança quer seja em casa ou nas instituições de ensino? Quantos de nós já não vivemos ou presenciamos esta cena? Vamos analisá-la?

 Primeiro, se a criança gosta mais da sobremesa do que da comida para alguém verbalizar isto é porque algum adulto a ensinou a comer a sobremesa ou até mesmo quando sua mãe era gestante ingeria mais alimentos doces do que salgados.

 Segundo: proferir esta expressão do título é fazer chantagem e, pior, ensinar chantagem para as crianças; faz isto, que te dou aquilo. Se fizer o que eu quero será premiada. Esta atitude também ensina a ser controladora.

 Terceiro: quando verbalizamos a expressão citada no título estamos reforçando que a comida não é tão boa assim, mas a sobremesa é gostosa, que fica mais como uma recompensa do que como satisfação em comer algo doce.

 Vamos pensar sobre o fato: será que a quantidade de comida é  adequada para esta criança? Não colocaram muito mais comida do que a fome dela está naquele momento? Estas perguntas servem para que possamos perceber o quanto nós, adultos, erramos com as crianças e, muitas vezes, as obrigamos a comer aquilo que está acima de sua fome. A sobremesa deve também fazer parte do conjunto daquela refeição e não ser um motivo de chantagem. Reflitam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário