Esta foi uma pergunta feita por uma professora; vou explicar cada uma separadamente para efeito de compreensão.
Atividade diagnóstica ou levantamento dos conhecimentos prévios do é aquela em que os professores aplicam uma atividade ou situação significativa para saber quanto às crianças tem conhecimento sobre aquele determinado assunto. Por exemplo, se querem saber se as crianças conhecem cor elas devem fazer uma atividade/situação significativa, que possa verificar se as crianças sabem identificar as cores e seus nomes.
Atividades de aplicação devem acontecer após o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto. São dadas após a atividade diagnóstica, por exemplo, se já foi detectado que as crianças não sabem cores, os professores devem propor situações com guaches, lápis de cor, brincadeiras onde elas devam pegar objetos desta ou daquela determinada cor. Enfim, usar a criatividade e propor várias situações de aprendizagem.
Atividades de avaliação propriamente dita acontecem após a atividade diagnóstica e de aplicação. Servem para verificar se os alunos chegaram ao objetivo proposto; continuando nosso exemplo, se eles realmente aprenderam as cores e as identificam.
Na educação infantil a atividade de avaliação serve como parâmetro para novas ações, não como reprovação. As crianças ainda estão em desenvolvimento e não podemos avaliar tão severamente um comportamento se não aprendido com 3, 4 e 5 anos; às vezes nem nós que somos adultos aprendemos com tanta facilidade; então não exija demais nesta idade. Apenas use atividades/ou situações para que o professor repense novas formas de ensinar e não como a aprendizagem do aluno.
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