quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Férias é duro, não vejo a hora das crianças voltarem para a escola...

Estavam reunidas várias mães em um parque conversando enquanto seus filhos (as) brincavam. A conversa girava em torno dos aborrecimentos que era estar de férias com os filhos (as) em casa, que as férias deveriam ser menores, enfim, a queixa era o incômodo que causavam as crianças aos pais estando de férias. Um menino que estava perto respondeu assim para as mães: “Isto quer disser que atrapalhamos vocês? Então por que tiveram a gente?".

Eu adorei a reposta do menino, mas pensei ao mesmo tempo como os adultos não percebem o que falam e como isto pode ser interpretado como rejeição por uma criança. No pensamento do menino era assim “vocês reclamam,  mas não pensam quando vão ter filhos”.

Por que não aproveitar esses momentos para fazerem coisas diferentes? Não estou falando aqui de coisas mirabolantes ou passeios caros não, pelo contrário, estou dizendo em brincar com as crianças de pintar desenhos, de dançar músicas que gostam, de fazer uma culinária juntos, de brincar no computador junto com eles, de fazer um piquenique diferente, de comer pastel, tomar sorvete, assistir filme, ler livros, enfim, fazer coisas junto com eles que dão prazer e que no dia a dia no corre-corre da vida nem sempre conseguimos realizar.

 É tão simples brincar com as crianças, elas inventam situações e brincadeiras, basta você participar, interagir, fazer parte do mundo delas, conhecer este mundo. Não tenha medo de ser ridículo, de dançar músicas eletrônicas que você talvez não goste ou então nem conheça, mas insisto: participe do mundo delas, brinque com elas assim as férias passam rapidamente e vocês aproveitam juntos momentos que serão guardados para sempre na memória de todos. Isto é viver a vida de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário