segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como trabalhar com as crianças pequenas que ficam no período integral na parte da tarde?

Uma professora de crianças com 3 anos me relatou uma queixa. Ela nunca tinha trabalhado com o período integral no período da tarde, somente pela manhã. E ela notou diferenças de comportamento das crianças de manhã e de tarde. Por este motivo ela me perguntou o que teria que fazer no período da tarde para estas crianças que ficam o dia inteiro na instituição?

Bem, pensem as crianças com esta idade ficam em um único lugar, passam por diferentes pessoas durante o dia e convivem com muitas crianças ao mesmo tempo em um ambiente que muitas vezes pode ser estressante para elas. Ainda por cima é exigida que fizessem atividades que muitas vezes não querem, mas são obrigadas. É claro que este ambiente é diferente da família que ela tem escolha para praticar ou não determinadas situações. É normal que ela esteja cansada no período da tarde. O que fazer então?

Propor situações que sejam mais leves e se elas quiserem ou não fazer é escolha delas. Deixe-as mais livres para optarem por que assim se elas estiverem cansadas podem fazer outra atividade, sem cobranças. Elas são pequenas demais para serem obrigadas a fazer algo que não estejam com vontade. Não forcem, incentivem, mas pensem em situações mais espontâneas para elas. Por exemplo: se estiver calor, que tal um banho de mangueira, andar em cima de argila molhada etc. Situações que proporcionem relaxamento são as mais indicadas para o período da tarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário