sexta-feira, 26 de abril de 2013

Insegurança infantil: existe?

Algumas crianças são muito inseguras e não conseguem opinar e nem decidir qual é a melhor roupa, qual lanche levar, qual sapato colocar, enfim, precisam sempre de alguma opinião de um adulto ou até mesmo de um irmão mais velho. Isto acontece e muito, mas o que fazer?

Primeiro vamos entender a causa disto tudo. Quando a criança é o segundo filho e os pais cobram demais do primeiro, verbalizando e até mesmo xingando em voz alta, o segundo escuta tudo isto e por medo de não ser aprovado pelos pais eles acabam tendo comportamentos contrários do primeiro filho não por que gostam disto, mas por medo de não serem aceitos. Estas atitudes na família podem gerar um desconforto e insegurança no segundo filho. Não que ele goste ou deixe de gostar, é por que não sabe como lidar com isto, vê e ouve os pais reclamarem demais do primeiro e não gosta ou tem medo disto tudo, então reage ao contrário, mas também não sabe como fazer diferente.

As neuroses (medos) nascem dentro da própria família; revejam suas atitudes com todos os membros da família, não exijam e cobrem demais aquilo que vocês adultos eram obrigados a fazer quando na idade dos seus filhos. Os tempos são outros, pensem como tudo mudou. Então, não podemos educar como no passado, isto não funciona.  São as atitudes dos adultos que geram insegurança nas crianças, ninguém nasce inseguro, mas aprende a ser, e depois para tirar estes medos e seguir em frente na vida é tão difícil! Então, se ama de fato, pense no que está fazendo e tenha responsabilidade com seus filhos (as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário