quarta-feira, 24 de abril de 2013

Reforços positivos fazem muito bem às crianças pequenas

Uma criança de sete anos queria muito tirar 10 de nota na escola, mas nunca conseguia por vários motivos que não vêm ao caso neste momento. Ela então perguntou a seus pais que se quando ela conseguisse tirar uma nota eles dariam um presentinho, que eram presilhas, batons, e arquinhos de cabelo.

Bem, ela se esforçou muito e conseguiu tirar um 10 em Ciências. Feliz, ela cobrou de seus pais o presentinho. Os pais ficaram felizes por que a criança tinha conseguido alcançar o objetivo e deram sim o que a menina pediu.

Esta atitude dos pais é um reforço positivo diante do esforço da menina. E foi merecimento ela ganhar, pois estudou para isso. Acho este comportamento muito importante; reforçar o que foi um esforço e merecimento. Na vida somos presenteados quando nos esforçamos e conseguimos algo que se almeja, seja em forma de promoção, aumento de salário, etc. Outra coisa: ela tinha combinado antes da nota o que seria dado, então nada mais justo que ganhar mesmo. Agora se os pais tivessem combinado que iriam dar e depois do esforço não recompensassem, neste sentido está incorreto. Tudo o que é prometido para criança tem que ser cumprido de uma forma ou de outra. Então pensem o que prometem sempre. Não prometam aquilo que está acima de suas posses, nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário