Uma criança de sete anos queria muito tirar 10 de nota na escola, mas nunca conseguia por vários motivos que não vêm ao caso neste momento. Ela então perguntou a seus pais que se quando ela conseguisse tirar uma nota eles dariam um presentinho, que eram presilhas, batons, e arquinhos de cabelo.
Bem, ela se esforçou muito e conseguiu tirar um 10 em Ciências. Feliz, ela cobrou de seus pais o presentinho. Os pais ficaram felizes por que a criança tinha conseguido alcançar o objetivo e deram sim o que a menina pediu.
Esta atitude dos pais é um reforço positivo diante do esforço da menina. E foi merecimento ela ganhar, pois estudou para isso. Acho este comportamento muito importante; reforçar o que foi um esforço e merecimento. Na vida somos presenteados quando nos esforçamos e conseguimos algo que se almeja, seja em forma de promoção, aumento de salário, etc. Outra coisa: ela tinha combinado antes da nota o que seria dado, então nada mais justo que ganhar mesmo. Agora se os pais tivessem combinado que iriam dar e depois do esforço não recompensassem, neste sentido está incorreto. Tudo o que é prometido para criança tem que ser cumprido de uma forma ou de outra. Então pensem o que prometem sempre. Não prometam aquilo que está acima de suas posses, nunca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário