sexta-feira, 12 de abril de 2013

Família: organizada x desorganizada

Toda família tem uma organização própria e que deve ser respeitada. Porém vejo que algumas possuem lógicas que são passadas para os filhos e que nem sempre são as mais corretas ou eficazes.

Toda família deve ter uma organização de ajuda mútua. Por exemplo: se são cinco os membros que as compõem, todos devem se organizar na cooperação do trabalho em casa. Uma pessoa pode lavar a louça, outra varrer o jardim se tiver, mais uma pode arrumar as camas e assim sucessivamente. O que não deve acontecer é ficar sob a responsabilidade de um só membro. Isto não é o correto e sobrecarrega uma única pessoa; pior, ainda em nada ensina os filhos. Mesmo as crianças sendo pequenas devem se organizar na cooperação de algo.

Se um dos membros reclamar de alguma situação para não fazer o que foi combinado, esta pessoa deve organizar seu tempo de forma a contribuir sim para os serviços domésticos, não está correto ficar no “bem bom” e dando desculpas. Isto em nada ensina, pelo contrário prejudica ainda mais a formação deste ser humano. Tudo deve ser ponderado, mas todos devem contribuir, é claro que não estou falando de bebês, não é isto. Mas estou apresentando que todos devem fazer uma parte e juntos formar um todo. A família precisa disto para conviver em harmonia. Responsabilidade se aprende desde cedo. Não adianta não ensinar de pequeno e depois cobrar de grande, isto não existe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário