quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dar comida, roupa e calçado da moda não é o suficiente...

Alguns pais se matam de tanto trabalhar para dar a roupa e o calçado da moda, até fazer isto sem pensar em cobranças pode ser benéfico e normal numa sociedade consumista. Não sou contra a moda, o problema está quando isto se torna alvo de chantagem e cobrança em cima da criança. Vou exemplificar. Um adulto pede para a criança um beijo ou um abraço e a criança não quer dar, mas ele insiste e cobra dizendo: “mas eu te dou tudo do bom e do melhor, custa você me dar um beijo e um abraço? Não vou te dar mais nada”. A criança reage dizendo assim: “Tá bom, vai, toma o seu beijo e seu abraço”.

O que de útil e educativo tem nesta cena acima contada? Em nada. Só estão ensinando serem carentes mendigando um beijo e um abraço, além de ensinar chantagem - me da isto, que te dou aquilo. Que feio! Pior é que vejo isto acontecer e muito nas reuniões de família e até mesmo em instituições de ensino.

Fico pensando como poderia ser diferente se as pessoas pensassem o que e como ensinam. Muitos conflitos familiares, muitos medos, muitas angústias e depressões poderiam ser evitadas, mas para isto precisamos rever conceitos sempre. Se autoconhecer para depois corrigir aquilo que não gostamos em nós, assim podemos ser e ter sabedoria para relacionarmos com os outros sem conflitos ou julgamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário