Questiono o tempo todo que educação e ensino estamos proporcionando para as nossas crianças. Acompanhando uma criança em suas lições de casa vejo quanto o ensino está sem significado e, mais ainda, elas não estão acompanhando e muito menos aprendendo de fato. Estão sim é memorizando coisas sem sentido para responderem as provas. Até quando vamos demorar a entender que isto não faz o menor sentido para as crianças atuais?
Para que uma criança decorar o que é erosão para responder a um teste, mas logo em seguida não saber mais nada quando diante uma situação prática; por exemplo, quando passávamos por um pedaço de terra que tinha estas características e não reconhecer o estado de erosão? Isto é aprender?
A academia diz que devemos alinhar teoria e prática, na minha opinião é o contrário; devemos ensinar a prática e a partir dela teorizar. Isto sim teria significado para as crianças e a aprendizagem ocorreria de fato. Acho que está na hora de revermos os pensamentos da educação no Brasil e no mundo. Muito se teoriza que a educação precisa ter significado, mas pouco se faz de fato neste sentido. Isto é por que temos receio de mudar, de transformar, mas não temos que ter este tipo de comportamento uma vez que é para o bem de nossas crianças. Os conteúdos precisam ser analisados e revistos, mais do que isto, precisam ser trabalhados de forma real e não fora da prática do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário