Vejo alguns trabalhos para serem feitos em casa que, ao meu ver, não têm significado para as crianças. Dependendo do que é pedido, quem faz é o adulto e não a criança. Este tipo de conduta não gera aprendizagem e sim incomoda.
Muitas vezes os pais ficam indignados com o que é pedido, mas se calam para não ficar um desconforto entre a família e a escola. Outras vezes por desconhecimento os pais fazem e ainda acham importante, pois pensam que as crianças podem estar aprendendo.
Vou dar um exemplo de trabalho sem nexo: procurar na internet textos narrativos, poemas, quadrinhos e textos não verbais. Isto foi pedido para uma criança de sete anos. A criança sozinha não sabe fazer este trabalho, quem acaba fazendo e ajudando é o adulto. Neste sentido eu pergunto: “Os trabalhos são para que as crianças possam aprender de fato, ou só para “inglês ver?” Até quando vamos cobrir o sol com a peneira e achar que nossa educação é eficaz e eficiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário