segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ensinar com calma e paciência exige do adulto segurança

Ninguém ensina a uma pessoa aquilo que não sabe e, mais ainda, ninguém ensina se não se doar para tal. Doar-se exige paciência, compreensão, tolerância e acima de tudo amor verdadeiro. É fácil falar eu te amo da boca pra fora, o difícil é sentir isto de fato. Mais do que sentir, agir com amor. Acho que isto é o mais difícil em um ser humano. Quando gostamos de fato de alguém queremos sempre o seu melhor. E muitas vezes o que é melhor para o adulto não é para a criança e vice-versa.

Sei que não amamos todos incondicionalmente. Isto não existe e nunca existirá. Gostamos mais de uma pessoa do que de outra, sentimos mais afinidades por um do que por outros e assim sucessivamente. Os filhos e alunos são diferentes e ainda bem que o são, mas as afinidades por um ou por outro são diferentes, a maneira de amar é diferente. Já ouvi algumas mães e professoras dizerem “amo todos os meus filhos igualmente”. Fico a pensar: quanta mentira.

Estão sendo politicamente corretas, mas dentro de si isto não é real, não sofram com isto, apenas aceitem as maneiras diferentes de nossos filhos e alunos. Isto é normal. Cada filho ou aluno é diferente, e cada dia estamos diferentes também. Então, por que não aceitar isto? Não precisa verbalizar para as crianças que gostam mais de um do que de outro, não é isto, mas apenas aceite em você que não gosta igual e que nem por isto está errado. Só isto... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário