segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Brinquedo na escola: o combinado tem que ser cumprido

Não vou discutir aqui se está certo ou não a prática do “Dia do Brinquedo” na escola, mas sim vou querer que vocês reflitam sobre algumas atitudes infantis. Normalmente as crianças combinam na escola os brinquedos que irão trazer, chegando em casa comentam com seus pais que muitas vezes proíbem que as elas levem o que foi acertado com seus coleguinhas. Pois bem, isto gera uma confusão no outro dia entre as crianças, podendo até mesmo ocorrer agressões físicas.

Se existe este dia na escola e as crianças combinaram o que iriam levar, não interfiram nestas escolhas. Mas vocês devem estar se descabelando. “Mas como, se eles perdem ou estragam o brinquedo novinho que ganharam de tal pessoa?”. Lembre-se que só ensinarão responsabilidade aos pequenos se estes cuidarem do que é seu e se souberem administrar isto com outras pessoas, afinal vivemos em sociedade.

Não existe ensinamento sem experiências concretas. Então conversem, mas não repreendam porque muitos pais deixam que as crianças levem o brinquedo, mas fazem uma ladainha, que as crianças têm até medo de brincar porque certamente sofrerão represália dos adultos. Ensinar a cuidar é uma coisa, mas ensinar a não quebrar com medo é outra. Ensinem, mas digam aos mesmos: “Se quebrar não tem importância porque brinquedos quebram”.


Pais pensem o que é eterno nesta vida, nada. Nem mesmo nosso corpo é eterno; quando morremos o deixamos enterrado em um cemitério. Então deixem que seus filhos (as) vivam, experimentem, brinquem e aprendam a ter responsabilidade com seus objetos e com suas escolhas. Se forem eles que escolheram levar tal brinquedo, eles que arquem com as consequências; caso venha a ocorrer algo que os desagradem, isto deve ser conversado, mas não proibido ou colocado medo. Eduquem por meio da responsabilidade de suas escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário