sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como estimular que as crianças contem sobre suas amizades?

As crianças também fazem suas escolhas de amizades logo cedo, identificam-se mais com alguém do que com outros e assim vão fazendo suas amizades e preferências entre as amigas da escola, do prédio, do bairro, da igreja, etc.

Deixem que seus filhos (as) contem a vocês sobre estas amizades desde pequenos, assim eles vão confidenciando seus segredos, mas não reprimam ou deem conselhos, apenas os ouçam. Eles querem muitas vezes apenas contar os fatos que acontecem no seu dia a dia; isto é muito importante por que quando jovens e/ou adultos eles contaram a vocês o que se passa em sua vida, já se não o fazem isto desde pequenos como poderão fazê-lo quando adolescentes?


Mesmo que contem a mesma situação várias vezes, ouçam-nos. Quantos de nós, adultos, gostaríamos apenas de alguém para contar o nosso dia a dia e não temos. Quantos de nós gostaríamos de alguém para conversar por apenas 5 minutos que fossem. Se realmente amam seus filhos (as), não achem que o que falam é bobagem, apenas os ouçam e se pedirem sua opinião dê, mas se não quiserem não interfiram, é assim que desenvolvemos a vontade neles de contarem tudo o que se passa em sua vida.   Sem medo ou repreensão, mas como verdadeiros amigos e parceiros de seus filhos (as).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário