quarta-feira, 23 de outubro de 2013

“Não coma isto que é caca”

Ouvi isto outro dia em um shopping quando a criança pegava uma batatinha que havia caído no chão. A criança não entendeu nada o que o adulto estava falando. Preciso comentar com vocês para que compreendam que, muitas vezes, nossa linguagem com as crianças não é a mais correta.

A batatinha estava na mesa para ela comer. Então quando cai no chão, ela imediatamente se curva para pegar e a avó verbaliza a frase dita no título. Percebo que a criança não entende e continua com o comportamento de buscar a batata no chão. Quando nós, adultos, nos referimos como o que caiu no chão é “caca”, as crianças não compreendem por que estão na fase concreta ainda. Para elas, batata é batata e não “caca”.  Ora, a criança não estava comendo batata e para ela a batata continua ali. Ela não relaciona sujeira com a batata, simples assim. Mas então o que fazer?


Explicar que no chão tomo mundo pisa que os sapatos trazem terra, sujeiras; que um alimento quando cai no chão pode pegar esta sujeira, por isto não devemos comer os alimentos que caem no chão.  Isto é explicar com lógica para que as crianças entendam o ocorrido e não repita a ação. Lembrem-se sempre: elas são crianças e precisam aprender tudo e nós temos obrigação de educar quantas vezes forem necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário