terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crianças colecionadoras de objetos: cuidados e atenção necessária

É muito comum que algumas crianças comecem a colecionar objetos de seu interesse, elas passam horas organizando, limpando, olhando objetos de seu interesse, até aqui é normal. Porém temos que estar atentos se este hábito não se torna algo doentio ou de obsessão.

Vou explicar melhor o que quero dizer. Algumas crianças querem algo e utilizam de chantagens para que os pais comprem algum objeto para aumentar a sua coleção. Isto, em minha opinião de pesquisadora de comportamento infantil, não agrega em nada de maneira positiva  a vida da criança. Já acompanhei também alguns casos nos quais as crianças chegam a não dormir, não comer para que os pais possam ceder a chantagens e comprar o objeto de desejo. Cuidado!


Orientar as crianças quanto à forma de se colecionar algo de seu gosto é o mais correto. Não podemos comprar tudo só por que está chantageando; em nada isto agrega de construtivo na vida de uma pessoa quando adulta. Não ceder às chantagens, não querer compensar a ausência dos pais contribuindo para a coleção do filho é o mais acertado. Outra coisa: não quebre seu orçamento familiar somente para comprar objetos materiais para as crianças, elas precisam ser educadas dentro da realidade, e isto não vai torná-las frustradas; pelo contrário, isto vai torná-las fortes para aprender a conquistar algo de seu desejo, já que a vida é uma conquista diária. Prestem atenção se esta coleção é para seu prazer ou é para mostrar aos outros, se é para seu prazer deve ser conquistada, mas, caso contrário, cuidado para não tornar seu filho mais consumista ainda nesta sociedade capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário