quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Jogar junto com a criança requer alguns cuidados

Quando uma criança oferece para você, adulto, jogar algo com ela, faça-o, mas preste muita atenção no que vou escrever daqui para frente. Todo jogo possui regras claras e objetivas. Antes de iniciar combine as regras e se alguém burlar acerte uma punição para isto.

Por que digo isto? Porque ninguém gosta de perder e isto também tem que ser um ensinamento para as crianças; mas, por favor, você, adulto, também não deve burlar nenhuma regra. Lembre-se sempre: você é o exemplo.

Estabelecidas às regras e combinados inicie o jogo, mas se a criança estiver perdendo e começar a fazer chantagens do tipo “não jogo mais com você” ou verbalizar outras palavras, cuidado e não ceda e retome os combinados. Se ela desistir, converse sobre o ocorrido, pois na vida os vencedores nunca desistem de algo ou de alguém por pior que seja o obstáculo.

Se quiser fazer de seu filho (a) um vencedor converse e não os deixe desistir. Por mais que pareça doer, não deixe também a criança ganhar e nem tão pouco a deixe burlar as regras.  Estes são ensinamentos para a vida, nem sempre ganhamos, mas também nem sempre perdemos, e ter sabedoria para lidar com os fatos da vida real também é algo a ser aprendido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário