terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tirar nota 10 faz a diferença na autoestima?

Este fato aconteceu com uma menina de oito anos. Ela sempre tirava as notas na média, mas seu sonho era tirar um dez em qualquer matéria. Resolvi assessora-lá nos seus estudos, já que percebia que tinha capacidade para tal, mas o problema estava na maneira inadequada que estudava.

Refizemos exercícios, desenhava para ela as matérias que pareciam difíceis, tais como o conteúdo de erosão, ela não entendia, então fui desenhando para ela o que isto significava. Em história íamos ao computador pesquisar imagens e fatos relevantes, em geografia viajávamos em imagens já que percebia que ela era mais visual do que auditiva. Pois bem: depois de um longo esforço vieram as provas e para sua surpresa suas notas foram de 9,0 para cima e finalmente o dez veio em Ciências, matéria que ela adora.

Sua felicidade foi tanta que ela até ficou emocionada, mas o que quero que reflitam é  que ela se sentiu capaz de tirar notas boas, sua autoestima melhorou muito, por que ela colocou na cabeça que outras coleguinhas eram inteligentes e ela não. Fui aos poucos mudando este conceito sobre si mesmo. Hoje ela consegue estudar sozinha e tirar notas boas, e o melhor: acredita em sua capacidade de vencer e de estudar.


O problema não estava nela, mas sim na forma que estudava. Verifiquem se seus filhos (as) e alunos (as) não estão tendo dificuldades devido à forma como estudam. E os ajudem de acordo como eles são; existem crianças que aprendem melhor ouvindo, outras olhando imagens como também existem crianças que precisam dos dois, fala e imagem. Prestem atenção de que forma seu filho (a), aluno (a) se enquadra e eduque e ensine segundo suas capacidades. Para isto você precisa conversar com as crianças e observar seus comportamentos, depois é só ensinar de acordo com o perfil de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário