terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fala de uma criança para seu pai: “Você está chato hoje”

Vou contar-lhes a cena para vocês perceberem o que uma criança fala e o que ela está dizendo nas entrelinhas e que muitos adultos não dão valor, mas que podem machucar muito os pequenos.

O pai chega do trabalho e começa a mexer em seu computador. Bem, a criança começa a contar sobre o seu dia na escola, mas ele, sem paciência, não ouve direito o que ela está falando. Pior, verbaliza assim: “estou ocupado, não está vendo, não tenho tempo para ficar ouvindo as mesmas coisas todos os dias, você já me contou isto ontem”. A criança sem saber o que fazer diz assim: “não contei não, por que isto aconteceu hoje, nossa como você está chato hoje”.

A criança sai de perto e vai brincar em seu quarto, sozinha. Fiquei pensando como alguns adultos só dão ouvido às crianças quando eles querem. Será que o computador é mais importante que uma conversa com os filhos (as)? Que valores morais e educativos estamos dando hoje para as nossas crianças? Depois reclamamos que elas passam horas em seus aparelhos conectadas e que não conversam mais. Será que não somos nós, adultos, que ensinamos elas reagirem assim?  O pior: não se tem tempo para ouvi-las, mas quando ficam adolescentes podem ter certeza que os aliciadores de drogas terão tempo para elas. Depois não reclamem ou digam onde errei, pode ser tarde demais.


Ouça o que elas têm a dizer, brinquem, dancem, passeiem, cantem, sorriam, chorem, sejam autênticos e espontâneos se quiserem que seus filhos (as) sejam adolescentes e adultos felizes, compreensivos, amorosos, enfim, pessoas bem resolvidas psicologicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário