quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Come todo o resto de comida já!

Alguns adultos insistem em fazer com que as crianças comam todo o resto de comida que não querem mais. Precisamos pensar e refletir sobre esta atitude. O nosso cérebro possui um mecanismo que quando está saciado emite a informação – “chega, não quero mais”. Isto serve para nos indicar que está na hora de parar de comer. Pois bem, nem sempre é a criança que coloca a comida que deseja e sim um adulto que não sabe a  quantidade certa de alimento, e ele não sente a fome do pequeno. Depois,  insiste para a criança  comer tudo.

Pior: ainda verbalizam uma série de frases do tipo: “Tem criança que não tem o que comer e você desperdiçando o que tem”. “Tanta gente passando fome e você jogando fora comida é pecado”. Não vou entrar aqui no mérito religioso, não é isto. Quero que percebam somente o que falam para os pequenos. Se a criança nunca viu alguém passar fome, como ela terá o conhecimento deste fato? Se ela ainda não sabe nem quem é direito, pois está se constituindo como ser humano, como sabe o que é pecado e o que não é?  Quanta bobagem...!


Por favor, não insistam para que as crianças comam aquilo que não aguentam mais, isto poderá trazer sérios problemas de saúde, como a obesidade infantil, porque cada vez mais ela precisará de mais comida para que seu cérebro libere a informação “estou saciado”. As crianças podem sim deixar comida no prato se não aguentam mais; se você acha que é desperdício, então guarde o que sobrou para que ela possa comer em outra refeição. Mas nunca force algo que não seja espontâneo e saudável. Não estou dizendo aqui que a criança não deve comer para trocar pela sobremesa, não é isto, mas não force algo que ela não quer e também não verbalize expressões que ela pode não entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário