quinta-feira, 24 de outubro de 2013

“Não tenho tempo para reuniões de pais. Diga para sua professora que não sou dondoca, que trabalho...”

Ouvi isto de uma mãe para sua filha de oito anos. Veja o que esta mãe faz com a criança. Primeiro, faz a filha de dona de recado, por que ela mesma não vai conversar com a professora ou então manda um bilhete para a mesma. Segundo, não valoriza o estudo desta criança por que quando ela tem uma resposta desta é como apontar para a menina e dizer “olha o que você faz lá não tem tanta importância assim.”

Todas estas atitudes no meu entender estão incorretas quando se quer que a criança tenha autoestima para os estudos, pois não está sendo valorizada em nada. As crianças fazem comparações umas com as outras; ela ficará sabendo que outras mães foram à reunião. Tudo bem, não pode faltar ao trabalho, então proceda de outra forma, telefone para a escola, converse com a professora, mostre interesse nos estudos da criança. Enfim,  dê atenção e valorize os estudos desta criança. Somente assim ela poderá ter certeza de que seus estudos são importantes para ela, mas também para seus pais.


Agora não mande recados para as professoras pelas crianças e cuidado com o tom de voz quando faz isto, porque demonstra que possui raiva. Isto pode prejudicar a aprendizagem da criança, uma vez que ela pode gostar da figura da professora e este comportamento de forma equivocada pode atrapalhar o bom rendimento escolar. Família e escola devem caminhar juntas e não um ser um ringue onde a criança está no meio. Se quiser que seus filhos (as) tenham um excelente aproveitamento escolar e sejam pessoas fortes, alie-se às escolas e professoras, e não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário