segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Crianças viciadas em TV, computadores, tablets: o que fazer?

Bem, primeiro preciso alertá-los que as crianças não nasceram com tais objetos; eles foram comprados ou presenteados por alguém. Por que digo isto? Porque a culpa recai sempre sobre a criança, enquanto, o adulto se esquiva deste comportamento.

Muitos pais dão estes objetos para seus filhos (as) para que eles fiquem quietos enquanto realizam seus afazeres domésticos, depois reclamam que seus filhos (as) ficam viciados em eletrônicos. Já vi muitas cenas familiares assim: “vai assistir TV ou brincar no computador enquanto a mamãe faz o jantar”. Os adultos incentivam esta prática quando lhes convêm. Que tal dizer assim: “filho (a) fique aqui com a mamãe olhando o que eu faço para você aprender a fazer igual”. Ou então: “fique aqui comigo, quero e adoro a sua companhia, enquanto eu cozinho”. Olhe a diferença de relacionamento quando você ama de verdade alguém, você quer ter por perto por que a companhia é agradável e quanto mais tempo tiverem um para o outro melhor.

Mas não é  isto que costumo ver em alguns lares. Os adultos precisam rever seus comportamentos perante as crianças, elas gostam de ajudar, de estarem presentes e, muitas vezes, são estas pequenas atitudes que fazem a diferença em estar junto de alguém de fato ou somente estar presente. Quando se está presente, podemos estar em qualquer ambiente, quando estamos juntos somos parceiros em todos os momentos. Reflitam se não foram vocês, adultos, que incentivaram os vícios e agora não sabem o que fazer. Reverter isto dependendo da situação e do caso pode ser impossível. Hoje é o vício do computador, da TV, do tablet, e amanhã...


Se quiserem que seus filhos não sejam viciados em eletrônicos comecem há planejar o dia deles juntos com vocês, eduquem e ensinem com exemplos, mas vocês também não podem passar horas em seu computador e se esquivando da presença dos mesmos. Amar alguém é querer sua presença nas coisas mais simples da vida, como por exemplo, escolher um feijão, arroz juntos.  Cuidado com suas atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário