quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escola colorida: Agrupamento Eça de Queiroz (Lisboa- Portugal)

Na visita feita a Portugal, além da escola da Ponte visitamos um agrupamento de escolas públicas denominadas Eça de Queiroz. São três escolas que fazem parte deste agrupamento. Para entender melhor, são três escolas em locais diferentes, mas todas possuem a mesma direção que coordena este agrupamento, desde a educação infantil até o ensino secundário (Ensino Médio, no Brasil).

Alguns aspectos destas escolas me chamaram a atenção; a estrutura física é maravilhosa em todas as escolas, sendo bem parecidas com as nossas escolas particulares, de qualidade, aqui no Brasil; mas em Portugal essas escolas são públicas, e os pais pagam 80 euros por ano. Outro aspecto a ser considerado é que essas escolas possuem banheiros coloridos, paredes de vidros coloridos, ou seja, a cor está presente em todos os lugares. Visitei alguns banheiros, e pude ver que os azulejos eram coloridos formando desenhos bem alegres entre o vermelho e o laranja. Andando junto com uma das coordenadoras, mencionei este fato dizendo: “a escola é muito colorida!” E ela me respondeu: “as crianças precisam de cores não? O mundo é colorido e nossas escolas também acompanham o mundo”.   

Quando passeio por Campinas vejo escolas sem cores, sem vida. As públicas municipais são brancas e com faixas azuis. Sempre em tons claros. Perto de casa tem uma escola estadual bege. Vocês devem estar pensando, branco azul e bege são cores claras, neutras e são cores. Sim são cores, mas as crianças precisam mais do que isto! As escolas em Portugal, as quais visitei, notei que as cores vibrantes fazem parte de paredes, móveis, azulejos, armários. Tudo é muito vibrante e cheio de vida!

Assim deveriam ser nossas escolas públicas aqui no Brasil: cheias de vida em todos os sentidos, e não somente nas pessoas. As cores fazem parte de nossas vidas e nos alegram, pois transmitem vibrações. Acho que deveríamos ─ não copiar ─ mas repensar as nossas paredes e mobiliários dentro de nossas escolas públicas aqui no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário