segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Série Portugal - Direitos e Deveres: Escola da Ponte (Portugal)


Estive em outubro visitando a escola da Ponte em Portugal. Quem nos leva para conhecer o Projeto são as próprias crianças que estudam lá. Elas se apresentaram e pediram que nós nos dividíssemos em dois grupos. Cada grupo ficou com duas crianças, sendo que no começo da visita elas nos levaram até um cartaz afixado na parede de vidro, logo na entrada da escola. Nele estão escritos os Direitos e os Deveres, e uma das crianças passa a lê-los para todos.  Pois bem: um dos Direitos dos visitantes é perguntar sobre o Projeto da Escola, mas um dos Deveres é não fotografar a Escola, pelo fato de já terem tido problemas com outros visitantes sobre o uso indevido da imagem; portanto, hoje é proibido tirar fotos dentro do recinto.

Mas o que me chamou a atenção é que vivemos numa democracia e aqui no Brasil todos pensam muito nos direitos que temos e se esquecem dos deveres... Nessa Escola em Portugal, desde cedo se trabalha com as crianças são os Direitos e também os Deveres. Ou seja, ninguém acha que tem direito a tudo, e todos crescem sabendo que existem deveres de cidadania.

Um fato que me chamou a atenção foram os armários coloridos de cada aluno, sem chave! Lá eles colocam seus lanches e casacos. Perguntei à aluna que nos acompanhava se alguém já havia furtado algum lanche de outra criança e ela disse que sim, mas que quando isto acontece eles avisam os tutores (professores) que conversam com todos e que se descobrirem quem fez e ele persistir no erro, a má conduta é levada a uma Assembleia das crianças e o aluno é exposto perante todos. No entanto, para que isto não aconteça, todos devem respeitar o dever de não mexer no armário de outra criança sem a devida permissão. Quando o assunto chega até a Assembleia é por que houve um desrespeito aos Deveres de alunos.


Isto é o exercício pleno da cidadania sendo trabalhado desde cedo com as crianças! Dessa forma elas aprendem, desde cedo ─ e na prática real ─ que há consequências para os seus atos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário