quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Uso do celular na escola da Ponte (Portugal): depoimento dos alunos

Quando estava visitando a Escola da Ponte, em Portugal, perguntei aos quatro alunos que nos recepcionavam se eles tinham e podiam usar o celular a qualquer momento do dia escolar, e como é que isto era feito?

A resposta que a garota do último ano ─ que corresponde à nona série do Ensino Fundamental no Brasil ─ nos deu foi a seguinte. Primeiro ela tirou o seu celular do bolso traseiro e verbalizou: “eu tenho celular, mas fica desligado o tempo todo. Tenho o direito de usar quando for preciso para ligar, por exemplo, para os meus pais; para isso é só eu falar com o meu tutor (professor responsável pelo ano). Porém, quando se usa indiscriminadamente, sem utilidade, e quando esse hábito pode atrapalhar a aprendizagem dos alunos e dos colegas, o celular pode ser retirado e somente os pais poderão resgatá-lo. Isto é uma regra a ser cumprida por todos nós”.

Vejam só! Os alunos possuem noção dos seus direitos e dos seus deveres e possuem consciência do papel da escola na vida deles; mais do que isto, eles estudam por vontade e autonomia e não por imposição! A diferença é a consciência de ser e de se sentir um cidadão, aquele que possui respeito e que, na prática, exerce o seu direito de ir e vir, assim como o dos outros também.

Algumas escolas no Brasil proíbem o uso do celular, outras aproveitam esta tecnologia em sala de aula para a aprendizagem, mas vejo situações ruins que acontecem, desde o ensino fundamental e até o ensino superior, em que os alunos ficam grande parte do tempo na internet fazendo uso indevido e inapropriado do aparelho em sala de aula, ou seja, não fazem uso da tecnologia para ampliar seu conhecimento em sala de aula, mas para entrar em redes sociais e em aplicativos referentes à sua vida pessoal. Já presenciei o uso do celular para ironizar alguns professores e até mesmo outros colegas!
Penso que o uso do celular, ou até mesmo da internet em sala de aula, precisa ser revisto no Brasil; esta é uma discussão que perpassa não somente o uso da tecnologia, mas o que os alunos querem e esperam do aprendizado em sala de aula? O que pensam, sentem e como agem? Qual a real vontade que possuem de estudar? Enfim, ampliando um pouco mais esse questionamento, como está nosso ensino e nossa sociedade?  Qual é o valor que se dá ao estudo hoje no Brasil?


São tantas as indagações e problemas que enfrentamos hoje, no Brasil, desde a educação infantil até o ensino superior, que o uso indevido do celular em sala de aula gerará mais que somente um debate, mais uma nova forma de “ver e fazer educação”, ou até mesmo uma nova forma de ver e fazer uma sociedade brasileira. Não acho que estamos dando a devida atenção ao que chamamos de educação neste país! Para mim, a educação brasileira está falida há tempos e merece uma reestruturação.  

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