terça-feira, 10 de novembro de 2015

Escola da Ponte (Portugal): professor Tutor (mediador do conhecimento)

Na metodologia da escola da Ponte o professor é tutor (mediador) da aprendizagem, ou seja, o aluno tem autonomia para buscar o seu conhecimento e adquirir a aprendizagem. Mas como isto funciona na prática do dia a dia?

Os alunos se sentam em grupos, quer seja no processo de iniciação, consolidação ou aprofundamento; as idades são separadas de acordo com cada Projeto, porém, não existe uma aula específica, quer seja de Língua Portuguesa ou mesmo de Matemática.  No entanto, existem conteúdos que precisam ser trabalhados, de acordo com o currículo nacional, mas estes são trabalhados em planos quinzenais de estudo, orientados com o tutor. O tutor é um professor que realiza a mediação dos conteúdos que serão aprendidos pelos alunos. É ele quem lança as atividades, os desafios para os alunos; e estes, por sua vez, precisam cumprir esses desafios e atividades para adquirirem o conhecimento. Porém, a forma como estes alunos irão buscar este conhecimento ─ se é por meio de livros, ou por outros tipos de pesquisa ─ a decisão é do aluno. Caso haja dúvida sobre algum conteúdo a ser trabalhado, justamente por não terem conseguido encontrar o material ou a forma de estudar/aprofundar o que foi indicado para se fazer, os alunos podem se inscrever em momentos individuais ou até mesmo em grupos para obterem o que necessitam para que o estudo se efetive. Assim sendo, os professores tutores darão maior atenção àquelas dúvidas surgidas.

A orientação individual, ou coletiva, sobre determinado conteúdo só será sanada pelo professor caso sejam esgotadas todas as possibilidades anteriores, sendo que o fato de perguntarem para colegas que já tenham estudado aquele tema/assunto também faz parte do processo antes de se chegar à etapa final, que é solicitar auxílio ao professor/tutor.  

O que pude verificar e constatar na visita que realizei à Escola da Ponte, é a teoria acontecendo na prática. Ali não se fala. Faz-se, de fato! Talvez este seja o grande diferencial desta escola reconhecida mundialmente. A aprendizagem de conceitos morais, éticos, e de conteúdos do currículo acontecem na aprendizagem pela experiência real e não por conceitos registrados em papeis ou em telas de vídeo. Vejo aqui, no Brasil, escolas públicas ─ e também muitas da rede particular ─ com discursos e Projetos Políticos Pedagógicos maravilhosos! No entanto, a maior parte acaba se fundamentando pela teoria e quando se espera encontrar algo que represente esse aprendizado, na prática, nada daquilo que está escrito acontece, de fato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário