segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Escola da Ponte: da Vila das Aves para São Tomé de Negrelos - Santo Tirso

A Escola da Ponte atual não ocupa o mesmo espaço da escola original. A escola original ficava na Vila das Aves, e a atual fica em São Tomé de Negrelos - Santo Tirso. Embora sejam regiões vizinhas, foi nos informado que ambas são rivais, que um povo não gosta do outro. Foi uma decisão do governo português de mudar a escola da Ponte, original, para esse local, porque o prédio onde a mesma se encontrava estava totalmente condenado e precisava de uma restauração. Hoje, na antiga escola, após a reforma, funciona uma associação para a terceira idade.

Outra característica precisa ser mencionada aqui: a escola original ficava no centro da vila; as crianças ocupavam o cinema, por exemplo, para realizar suas assembléias. A atual Escola da Ponte fica em um bairro rural mais afastado do centro da nova vila, e está junto com outras escolas, sendo cinco blocos A, B. C. D e E. Cada bloco é uma escola e a da Ponte é a escola “E”.

Uma das perguntas direcionadas às crianças na visita da Escola da Ponte foi sobre o que elas sentiram quando tiveram que ser transferidas da escola da Vila das Aves para a escola nova em São Tomé de Negrelos – Santo Tirso. Uma das garotas nos relatou:
“Aqui nesta escola nova os equipamentos são melhores, lá era muito fria, não tinha o chão térmico como temos nesta nova escola. Então, não necessitamos usar roupas de frio aqui dentro dela. Mas a escola da Vila das Aves lembra muito a minha infância! Lá eu podia subir nas árvores, lá tem cheiro de Ponte!”

 Quando ela nos relatou isto ela ainda expressava com os dedos um gesto de como lá era um lugar mágico, único!

Percebi, pelas falas das crianças, que mesmo mudando de lugar para outra vila a característica do projeto da escola da Ponte não desestruturou. Eles sentem orgulho de estudarem em uma escola que possui um projeto original, lembrando também que eles recebem visitas monitoradas o ano todo com pessoas do mundo todo para visitar a escola.


As crianças sabem que sua escola é vista por todos como um projeto inovador.  Mais do que isto: esses alunos presenciam e recebem visitantes todos os anos. Talvez isto explique um dos motivos de se orgulharem de estudarem ali. Será que nossas crianças brasileiras, de alguma de nossas escolas públicas teriam um depoimento deste tipo, algum dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário