terça-feira, 17 de novembro de 2015

Escola da Ponte (Portugal): ensinando na prática como subir uma escada

Como na Escola da Ponte o prédio possui dois andares, a educação infantil fica localizada na parte superior do prédio. O grupo de visitantes estava descendo as escadas quando presenciamos uma cena que merece ser contada aqui; eu não sabia, até então, quem estava sentado à beirada da escada, porque até aquele momento não tinham sido apresentados nenhum adulto para nós. Quem nos acompanhava o tempo todo eram as quatro crianças, três meninas e um menino.

 Bem, vamos ao fato: uma mulher adulta estava sentada na ponta da escada e observava a subida dos pequenos; dois garotos estavam subindo correndo.  Ela verbalizou para os meninos:  “desçam e subam novamente, devagar; eu tenho todo o tempo do mundo para esperar vocês subirem devagar”.
Depois ficamos sabendo que aquela pessoa era a diretora da escola. Este fato me chamou atenção por dois motivos: Primeiro porque me surpreendeu ver uma diretora, sem cerimônia, sentada na ponta de uma escada;  geralmente vemos as diretoras em suas salas atrás de uma mesa, e isto quando as encontramos, realmente, dentro das escolas! O segundo fato que me deixou intrigada é que as crianças desceram e subiram novamente, andando devagar, ou seja, eles respeitaram a diretora, sem constrangimentos.


Depois, no almoço, indaguei-a sobre este fato que tinha me chamado a atenção, e ela me falou: “Mas não estou certa?” E eu disse, claro que sim, mas esta atitude de uma diretora não é comum no Brasil; então ela continuou: “Não sou melhor do que ninguém! Sou apenas mais um adulto ali educando os pequenos e eu tenho todo o tempo do mundo para eles!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário