quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Formação de professores em Portugal e atuação profissional

Em minha visita a Portugal me deparei com várias situações que me deixaram encantada: uma delas se relaciona com a questão da formação de professores em Portugal. Para ser professor de educação infantil, em Portugal, é necessário fazer o curso de Licenciatura, mais o Mestrado em Educação, ou seja, a licenciatura que corresponde aqui no Brasil ao curso de Pedagogia dá direito de atuar, lá em Portugal, como técnico da educação, mas não como professor. Para ser professor é necessário seguir a licenciatura e fazer o strictu senso. 

Vocês devem estar se perguntando, mas qual a diferença? A diferença é total em minha opinião: alguns teóricos falam o tempo todo em professor pesquisador de sua prática, aquele que realiza a pesquisa-ação, mas, para isto, é necessário entender como se faz uma pesquisa e o curso de mestrado é ideal neste tipo de formação “professor pesquisador”.

Nas escolas visitadas em Portugal, tanto em Lisboa como na escola da Ponte, pudemos observar o tempo todo que se fala em investigação como algo natural fazendo parte da rotina da escola. Mas para se ter investigação é necessário saber fazer e, para isto, é preciso de formação. Olha o nível de formação dos professores para se trabalhar com crianças de zero a cinco anos e assim por diante? Perfeito. Como copiar este modelo aqui no Brasil se em alguns lugares os professores não possuem nem formação universitária? Estamos longe desta realidade...


Se quisermos qualidade de ensino, é necessário pensar em qualidade de formação, desde a educação infantil até o ensino superior e em pós graduação. Precisamos pensar num Brasil com educação, de fato, e não com faz de conta. Vivemos numa ilusão... Vivemos num país em que o jeitinho brasileiro dá certo em tudo, será? Estamos longe de ser um país de primeiro mundo com esta educação sem qualidade, e sem a menor preocupação política, econômica e social. Estamos fadados à falência na educação brasileira em todos os sentidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário