segunda-feira, 13 de junho de 2016

Equipe multidisciplinar na escola: sua importância para o desenvolvimento saudável da criança

Em minha concepção de educação, uma escola deverá ter uma área de saúde com médico, enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional, além de dentista. Não quero que a escola faça e cumpra todo o papel da área médica, não é isto. Mas para a saúde física e mental dos alunos, a escola deveria ter, além de excelentes profissionais da área da educação, também a integração e o auxílio de profissionais da saúde como forma de prevenção e orientação.

Um psicólogo não vai fazer terapias individuais; não é isto! Mas vai auxiliar tanto os profissionais quanto as crianças na resolução de problemas emocionais; poderá oferecer elementos para o professor de sala observar uma criança quanto ao seu comportamento e orientá-lo em relação aos procedimentos que poderão ser realizados diante das dificuldades naturais que surgem ao longo do caminho da aprendizagem. Isso significa trabalhar em equipe multidisciplinar para que o pedagogo possa lidar com o aluno sob o viés de compreender melhor como se dá o processo emocional diante de situações de cognição, reflexão, análise e síntese.

O médico pediatra, por sua vez, irá verificar a saúde física e os aspectos relativos à nutrição: possíveis alergias, viroses ou outro tipo de problemas de saúde, muitas vezes trazidos por situações climáticas e ambientais, além de aspectos emocionais, claro, que compartilharia com o profissional de psicologia. A enfermeira, por sua vez, deveria estar presente para o caso de haver algum tipo de queda ou machucado ─ extremamente comuns nas escolas ─ ou mesmo para o fato de alguma criança precisar tomar uma medicação dentro do período escolar, verificando as indicações prescritas pelo receituário e bula anexados ao caderno, pela família, ou mesmo indicadas pelo médico, caso isso venha a ocorrer; temos que nos lembrar de que o professor é proibido por lei de realizar esta ação, devido aos cuidados necessários que este procedimento precisa ter.

A presença do fonoaudiólogo poderá auxiliar os profissionais da educação no inicio da linguagem da criança, e ainda durante todo o desenvolvimento da comunicação, verificando se apresentam alguma dificuldade na fala ou na comunicação como um todo. Além disto, ele poderá propor exercícios que trabalhem a expressão oral, as entonações e o correto uso da voz, sejam estes exercícios destinados aos alunos, sejam destinados aos professores que têm na voz a sua efetiva ferramenta de trabalho. Junto a este profissional, o dentista acompanhará os processos de mastigação, troca de dentes e demais aspectos da saúde relacionados à região orofacial.

Quanto ao terapeuta ocupacional, este profissional auxiliará com atividades que visem desenvolver de maneira adequada a coordenação motora fina ─ fundamental para o processo da leitura e escrita ─ seja de maneira preventiva ou como necessidade da faixa escolar a partir dos seis anos. Com relação à coordenação motora ampla, o profissional de Educação Física deverá estar presente diariamente propondo atividades em espaço próprio destas aulas, ou orientações ao pedagogo sobre o corpo do educando em sala de aula que, infelizmente dentro da vida moderna, está cada vez mais passivo.


Vemos, desta forma, que todos esses profissionais mencionados acima são importantes para o desenvolvimento integral e integrado de uma criança. O trabalho educacional só se completa se outras áreas estiverem interligadas e ativas dentro da escola; temos que nos lembrar, sempre, que a criança tem um corpo físico com mente e emoção associadas, e que quando estes aspectos não estão em harmonia podem apresentar problemas que interferem na aprendizagem. Somos um todo unido e não dissociado. Somos um todo que para ter saúde é necessário estar em sintonia e equilíbrio. Os profissionais em conexão com este todo poderão propiciar aos alunos uma vida saudável e um aprendizado real e verdadeiro. Por isso, a equipe multidisciplinar tem um papel fundamental, e a escola que tem estes profissionais integrados com a educação é um sonho! Trata-se de algo fundamental para a educação do século XXI e em cujo Projeto tenho trabalhado com muita atenção e dedicação. Pretendo que ele se transforme em realidade brevemente, dentro da Escola Sustentável que estou elaborando junto a uma equipe multidisciplinar. É um Projeto que visa à construção e ao desenvolvimento de uma Educação melhor e com pessoas saudáveis, futuros cidadãos do nosso país!   

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