sexta-feira, 10 de junho de 2016

Uma educação voltada para um ser integral e integrado

Em neurociências cada cérebro é único; não existem dois cérebros iguais e nenhum é perfeito. Isto nos confere um modo único e ímpar de ver o mundo. Portanto, a educação integral deve respeitar o ritmo e a cultura de cada criança. Difícil é não homogeneizar as crianças em uma sociedade que quer sempre que todos sejam iguais, quando a neurociência já nos define como seres únicos. Assim, uma educação integral também deveria ser única; porém, como ter esta perspectiva se o próprio Ministério de Educação propõe Currículos de bases comuns para todas as crianças, do ensino fundamental e médio ao superior? Como respeitar as individualidades e diferenças quando queremos que todos estudem as disciplinas e cargas horárias definidas por um órgão que ─ na maioria dos casos ─ tem em seu poder administrativo pessoas que não são da área da educação, ou aquelas que, se desta área são, há muitos anos estão fora da sala de aula, desconhecendo na prática cotidiana as mudanças que ocorrem na sociedade e que se manifestam no educando que ali na escola está?

Defendo que devemos rever esta posição, considerando que nosso país é amplo e diversificado, seja em cultura, seja pelas necessidades de cada região. Assim sendo, poderíamos ter um Currículo mais livre para que cada professor pudesse perceber as dificuldades e facilidades que cada criança possui, podendo planejar de acordo com as facilidades de cada um, em comum acordo com a coordenação e direção da escola e das Secretarias de Educação Municipais e Estaduais. Atuaríamos em prol de uma educação integral verdadeiramente falando, de acordo com as necessidades de cada indivíduo, escola ou município, e não uma educação para todos igualmente. Se a neurociências nos diz, em suas pesquisas, que somos únicos, a educação deveria acolher este conceito e respeitar, em seu Currículo, esse caminho. Para isto é necessário uma reforma em todos os aspectos da educação brasileira, desde a educação infantil até o ensino superior.


 Educação integral visa atividades motoras finas e amplas, intercaladas com atividades cognitivas, culturais e artísticas, levando em consideração todo o aspecto emocional dos educandos. Nossa maneira de pensar, sentir e agir em nosso meio é consequência do que aprendemos com o mundo a nossa volta. Educação integral e integrada visa uma educação diferenciada da atual, onde atividades de lazer, de entretenimento cultural, de contato com a natureza e atividades esportivas estejam integradas a atividades cognitivas. Não deixaremos de estudar português ou matemática, não é isto, mas estudaremos de outra forma mais ampla, com a experiência do dia a dia permeando os aspectos nos quais a criança esteja inserida.  Assim, observar a natureza, procurar respeitá-la quando houver necessidade de agir, conhecer as leis da física e da química que regem o contexto da nossa sociedade, isto significa proporcionar uma educação integral, integrada ao indivíduo, à região e às necessidades sociais. Não pensamos em dividir o país, mas em respeitar e aprofundar o que a comunidade local necessita enquanto cidadania, tecnologia e campos de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário