quinta-feira, 23 de junho de 2016

Trabalho com oficinas: mecânica, elétrica, hidráulica e cerâmica

Nós só valorizamos algo, quando sabemos o trabalho que dá para fazer aquilo. Este princípio aprendi desde pequena; na minha infância, não se falava em consumo consciente, este termo é novo, e é exatamente isto que desenvolvemos quando sabemos fazer algo útil para nossa vida.

Na escola sustentável que vislumbro, toda criança terá como currículo ─ e como verdadeira experiência e ação ─ oficinas de mecânica, elétrica, hidráulica e cerâmica relacionadas às utilidades do nosso dia a dia. Trocar uma lâmpada, a extensão de um chuveiro, arrumar uma torneira que esteja pingando, ou seja, coisas fáceis de serem feitas, que reduzem o desperdício de energia e de água, e que ensinam, ao mesmo tempo, a fundamentação daquele sistema.

Pequenos reparos que podem ser aprendidos na escola podem proporcionar a reflexão e o estudo sobre o consumo consciente; por exemplo, uma torneira pingando gasta litros e litros de água em um só dia e nem sempre dispomos de profissionais para virem com a rapidez necessária consertar o estrago. No entanto, se ensinarmos esses pequenos reparos na escola, evitamos o desperdício de um bem natural tão precioso como a água, além de ensinarmos, de maneira prática aos alunos, como realizar pequenas manutenções. Uma escola sustentável pensa em ações que ajudem no dia a dia da criança e da sociedade em todos os seus aspectos. São oficinas simples, mas que poderão fazer toda a diferença quando se trata de consumo consciente.

Precisamos educar as crianças a gerarem menor consumo de eletricidade; em uma oficina sobre lâmpadas de LED, por exemplo, elas aprendem o gasto gerado de energia por outros tipos de lâmpadas, entendendo como devem ser usadas em casa para diminuir o consumo de eletricidade. Estas oficinas possuem este papel, porém, é necessário um ambiente propício para que elas aconteçam. Oficinas de cerâmica, além da parte artística, as crianças aprendem a fazer objetos que poderão ser vendidos na loja da própria escola, para que outras pessoas comprem e os utilizem gerando, desta forma, o conhecimento do aprender a fazer, a vender e, mais do que isto, a importância do consumo consciente ao lado do fator econômico: noções básicas de empreendedorismo. O conceito de sustentabilidade vai além do ambiental porque abrange, também, aspectos econômicos e sociais.  Só se aprende, de fato, se soubermos como produzir, para quê produzir, como vender e como saber utilizar o recurso financeiro proveniente de forma a agregar valores sociais. Esta é a economia solidária sustentável tão discutida em países de primeiro mundo.


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