Para
que uma criança se desenvolva de forma saudável ela precisa de uma família e de
uma escola que possa proporcionar a ela este desenvolvimento. Uma escola que a
deixe ser uma criança espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida.
Uma
escola que a deixe ser ela mesma, que a eduque para a vida no seu todo.
Crianças precisam se mover, aventurar, jogar, brincar, rir, chorar, procurar
notícias, entreter-se, estudar, ler, dançar, cantar, pular, ver TV, usar o
tablet, o computador, ou mesmo o
celular, enfim viver e fazer contato com um pouco de cada coisa.
Uma
criança não nasceu para ficar quieta ou sentada na frente de aparelhos
eletrônicos; também não deveria ficar amuada. Criança saudável é livre para ser
ela mesma; não deve ser adulta em miniatura. Não devemos querer que se apresse
este período da infância; toda criança precisa maravilhar-se com o mundo, pois,
somente assim ela terá a garantia de uma vida emocional, social e cognitiva
rica em conteúdos saudáveis, em lugares que a encantam, em contato com a
natureza que lhe apresenta perfumes e cores próprias, cheia de felicidades e de
conhecimentos.
Quando
uma criança é ela mesma e pode brincar, jogar e se expressar, ela regula o
humor e a ansiedade, promove atenção, aprendizagem e memória; reduz o stress,
favorece a calma, o bem estar e a felicidade; amplia sua motivação física que
impulsiona um dormir melhor, promovendo um estado de imaginação e de criatividade
igualmente saudáveis. A escola e a educação, como um todo, está informando por
demais as crianças, proporcionando um excesso de opções, acelerando a
velocidade e o ritmo de seu desenvolvimento.
Uma
criança saudável vive em uma escola que simplifica a infância e a educa bem de
forma integral e integrada com a natureza; uma escola que oferece um espaço no
qual ela possa explorar, refletir e aliviar as tensões características da vida
cotidiana. Sim, as crianças precisam estar ao ar livre, já que a natureza
propicia seu desenvolvimento potencial criativo. A experiência com o sol, com a
sombra, com o vento, com a brisa, com a chuva e com o calor propiciam surpresas
e descobertas. Desta forma, a escola se abre para a vida com os seus
conhecimentos, trabalhando em torno deles para ampliarem sua percepção de si
mesmo, do outro, do mundo e da vida. Esta é a maneira de ser saudável e de
educá-las para serem pessoas de sucesso.
Quando
uma criança não se suja e não precisa de um banho, é por que ela não está sendo
criança. Ela está enfurnada em casa, em prédios de concreto, em contato com
objetos de plástico, com brinquedos prontos e superficiais, deixando de viver
uma vida de criança saudável, vivendo uma infância artificial. Por isso, a
escola precisa ser uma escola que permita que a criança seja criança. Ora, ser
criança é ser ela mesma, é ser natural e estar em contato com a natureza de si,
dos outros e do mundo que a rodeia.
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