quarta-feira, 22 de junho de 2016

Uma criança saudável: uma escola saudável!

Para que uma criança se desenvolva de forma saudável ela precisa de uma família e de uma escola que possa proporcionar a ela este desenvolvimento. Uma escola que a deixe ser uma criança espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida.

Uma escola que a deixe ser ela mesma, que a eduque para a vida no seu todo. Crianças precisam se mover, aventurar, jogar, brincar, rir, chorar, procurar notícias, entreter-se, estudar, ler, dançar, cantar, pular, ver TV, usar o tablet,  o computador, ou mesmo o celular, enfim viver e fazer contato com um pouco de cada coisa.

Uma criança não nasceu para ficar quieta ou sentada na frente de aparelhos eletrônicos; também não deveria ficar amuada. Criança saudável é livre para ser ela mesma; não deve ser adulta em miniatura. Não devemos querer que se apresse este período da infância; toda criança precisa maravilhar-se com o mundo, pois, somente assim ela terá a garantia de uma vida emocional, social e cognitiva rica em conteúdos saudáveis, em lugares que a encantam, em contato com a natureza que lhe apresenta perfumes e cores próprias, cheia de felicidades e de conhecimentos.

Quando uma criança é ela mesma e pode brincar, jogar e se expressar, ela regula o humor e a ansiedade, promove atenção, aprendizagem e memória; reduz o stress, favorece a calma, o bem estar e a felicidade; amplia sua motivação física que impulsiona um dormir melhor, promovendo um estado de imaginação e de criatividade igualmente saudáveis. A escola e a educação, como um todo, está informando por demais as crianças, proporcionando um excesso de opções, acelerando a velocidade e o ritmo de seu desenvolvimento.

Uma criança saudável vive em uma escola que simplifica a infância e a educa bem de forma integral e integrada com a natureza; uma escola que oferece um espaço no qual ela possa explorar, refletir e aliviar as tensões características da vida cotidiana. Sim, as crianças precisam estar ao ar livre, já que a natureza propicia seu desenvolvimento potencial criativo. A experiência com o sol, com a sombra, com o vento, com a brisa, com a chuva e com o calor propiciam surpresas e descobertas. Desta forma, a escola se abre para a vida com os seus conhecimentos, trabalhando em torno deles para ampliarem sua percepção de si mesmo, do outro, do mundo e da vida. Esta é a maneira de ser saudável e de educá-las para serem pessoas de sucesso.


Quando uma criança não se suja e não precisa de um banho, é por que ela não está sendo criança. Ela está enfurnada em casa, em prédios de concreto, em contato com objetos de plástico, com brinquedos prontos e superficiais, deixando de viver uma vida de criança saudável, vivendo uma infância artificial. Por isso, a escola precisa ser uma escola que permita que a criança seja criança. Ora, ser criança é ser ela mesma, é ser natural e estar em contato com a natureza de si, dos outros e do mundo que a rodeia.

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