quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sento e/ou choro: pais e professores despreparados

Recebo muitos questionamentos pelas redes sociais de pais e professores que me dizem não saber como fazer para lidar com os comportamentos das crianças, que se sentem despreparados para serem pais e/ou professores. Por onde começam, que seus filhos e alunos não obedecem, que eles não sabem como proceder e que muitas vezes têm vontade de sentar e chorar.  Muitas são as queixas e reclamações. Vamos refletir o que está  na entrelinha da frase “sento e/ou choro”; significa que pais e professores querem dizer que as crianças são rebeldes e precisam ser domadas e adestradas e eles não estão sabendo como fazer isto. Me ajude, socorro!

 Pois bem, é simples. Inicialmente as crianças precisam ser elas mesmas, precisam ter liberdade para construírem sua identidade de forma que não sejam adestradas, mas educadas e ensinadas. E só pode educar e ensinar quem está  estudando a si mesmo e as mudanças que a sociedade sofre ao longo dos períodos constantemente.  Com a mudança de sociedade mudam os padrões de comportamento, consequentemente precisamos prestar atenção na nova geração que está nascendo. Um conselho que sempre uso: ninguém nasceu sabendo ser pai/mãe e professor, isto se aprende, os professores ainda possuem escolas para se formar, mas os pais, muitas vezes, fazem-se valer de hábitos antigos que seus pais fizeram com eles.

 Mas lembrem-se: quanto tempo já passou de sua infância, quanto a sociedade mudou? E esta maneira de ensinar, antiga, está obsoleta para os dias atuais, por isso não adianta querer domar ninguém; os tempos são outros, acordem e atentem para isto.

2 comentários:

  1. Olá,

    Extremamente oportuna esta questão, pois se "ontem" nada se podia, "hoje" pode tudo, sem limites e observações.Concordo quando diz que ninguém nasceu sabendo ser pai e mãe, mas entendo que muitos pais e mães, parecem acreditar que bastam ser "amigos" de seus filhos e assim tudo dará certo. Acredito, em experiências vividas, que os filhos/alunos de hoje, por mais que não pareça, necessitam e muito de pais que os "limitem" ,claro que com bom senso e no diálogo...algo que não costumo ver, pois em função de uma tecnologia (leia-se computador, notebook, ipod e outras parafernálias) cada vez mais oferecida de forma precoce aos filhos/alunos, faz que acreditem e creditem uma "falsa" sabedoria e maturidade na prole.

    ResponderExcluir
  2. Não se pode generalizar porque me sinto bem preparada como professora! E um aspecto importante a se notar: amo meu trabalho.
    Estou sempre realizando leituras, avaliando-me...

    ResponderExcluir