quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Atividades e ou situações sem significado para as crianças pequenas

Entrei em uma sala de maternal com crianças de dois anos e meio e percebi que estavam rasgando revistas. Algumas colocavam na boca a revista rasgada, outras rasgavam e davam uma para outra. Resolvi perguntar para a professora qual era o objetivo daquela atividade. E para minha surpresa ela respondeu: é para as crianças se cansarem.

Ou seja: era para passar o tempo, não tinha um objetivo educacional pensado “na” e “para” a criança. Fiquei a refletir com meus botões... Esta professora está dando revistas para as crianças rasgarem sem significado algum para elas, sem sentido para a idade. E ainda mais: algumas estão comendo o papel, isto poderia causar uma diarreia ou outro problema pior ainda.

Que profissional é esta? Que sentido tem a educação infantil para ela? Qual concepção de aprendizagem e desenvolvimento esta professora possui?  Qual é a visão de educação infantil, de criança, de infância(s) em sua mente? Estes questionamentos rondaram a minha cabeça, depois conversei com a coordenação sobre o acontecido. Mas o que quero que vocês reflitam comigo é como pode um ser humano como este estar a trabalhar com crianças? Se nem o cuidar que é o objetivo da educação infantil ela está tendo, quanto mais o educar... Este então fica em último plano.


Devemos pensar que as crianças estão em pleno desenvolvimento físico, mental, psicológico e social e esta fase é importantíssima para que elas tenham oportunidades de aprendizagens. Mas devemos pensar e repensar o que fazer e não simplesmente “matar o tempo”. Já deveríamos ter superado a visão assistencialista da educação infantil, mas vejo que ainda ela existe na prática de alguns professores. Só tenho uma peninha por estas crianças que estão tendo seu direito de serem educadas violadas por tamanho absurdo na prática pedagógica dos professores.

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