terça-feira, 19 de novembro de 2013

Autoestima infantil: como estimulá-la?

É importante que a criança desenvolva sua autoestima dos zero aos sete anos, ou seja, na primeira infância. Isto será à base de formação para a sua adolescência e vida adulta de sucesso. Quando digo sucesso não me refiro a estar na mídia, mas a ser uma pessoa feliz e realizada naquilo que se propõe a fazer.

Desenvolver sentimentos positivos sobre si mesmo, de que é capaz, que é forte, que sabe se cuidar adquirindo autonomia de pensamentos e ações são  muito importante neste período. Porém, este comportamento será desenvolvido ou não dependendo das atitudes que os pais têm em relação à criança, como também as atitudes dos professores e auxiliares neste período.

Encorajar, elogiar, apoiar, deixar fazer suas escolhas, ensinar e educar são atitudes que ajudam e contribuem para criar a autoestima e isto depende das ações que os adultos têm junto a estas crianças pequenas. Cobrar sem ensinar ou achar que a criança poderia fazer melhor sempre não é o mais correto.  Estar junto nos momentos de fazer lição de casa, brincar e se divertir juntos, educando para não ter medo, mas sim prudência perante a vida, é algo que faz a diferença na vida de uma criança.


Ela precisa se sentir segura e diante de um ambiente de cobranças, xingamentos, críticas constantes e medos ela não consegue se sentir assim e, portanto, não desenvolve sua autoestima. Um ambiente rico para as crianças é um lugar em que ela é aceita com seus medos, que aos poucos serão dissipados se os adultos não cultivarem este comportamento. Criança segura e feliz, adolescente e adulto saudáveis. É simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário