segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Variar a rotina na educação infantil: necessidades e cuidados

A rotina da educação infantil é importante para que as crianças tenham segurança, uma vez que necessitam desta atitude para se adaptarem melhor na instituição de ensino. Porém precisamos refletir sobre isto. Então vamos lá...

Preciso colocar aqui como exemplo uma rotina de educação infantil para que todos possam entender o que estou querendo dizer. Ex: entrada; roda de conversa; situação significativa/atividade; lanche; higiene; parque; casinha de boneca; etc. Cada instituição tem a sua rotina própria, aqui foi somente um exemplo, vamos às reflexões. Como variar esta rotina propiciando segurança às crianças?

Aqui vão algumas dicas: a entrada continuará em seu horário normal, porém em um dia você pode colocar cordas na porta para que as crianças pulem ou mesmo passem por baixo; em outro coloque bambolês para que as mesmas pisem por dentro; num outro dia coloque um túnel (minhocão) para que elas entrem por dentro. Tudo isto são variações de entrada.

No horário do lanche, por exemplo, coloque copos de outras cores que os costumeiramente são postos; use toalhas coloridas; varie colocando guardanapos; ou mesmo faça o lanche debaixo de uma árvore, na quadra, em cima de um tapete.

Quando você varia a rotina sem prejudicar a segurança para a criança acontecem novas aprendizagens, porque os estímulos são diferenciados. Comece a pensar em como pode variar estes horários na educação infantil. As crianças agradecem novas aprendizagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário