sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ser referência, ser modelo de aprendizagem de alguém. Quanta responsabilidade!

 Sempre menciono em meus textos que a criança modela os comportamentos dos adultos, quer sejam pais, professores, avós, avôs etc. Ela se espelha em alguém para ir formando a sua identidade, o seu “eu”. Nem sempre nos damos conta do quanto somos importantes na vida de alguém, e mais do que isto, não paramos para refletir sobre as nossas atitudes e de como isto poderá afetar ou não o comportamento infantil.

A criança copia tudo, quer sejam comportamentos positivos ou negativos, por isto a nossa responsabilidade é muito grande quando somos modelos para alguém. Como nem sempre temos consciência dos nossos atos, sugiro que todos façam uma análise de seu comportamento e reflitam sobre quem é o que desejam para aqueles que se espelham em você.


O autoconhecimento revela nossos defeitos e qualidades e por isto temos a chance de mudar ou não o que não temos consciência e passamos a ter. Isto é uma escolha que só depende de cada um. Porque temos que ter sempre em mente o compromisso da felicidade, primeiramente conosco e depois como reflexo para o outro que nos modela. A vida depende de como pensamos, sentimos e agimos no mundo. Podemos escolher ser feliz ou não. Pensem sobre isto e mudem o que é preciso em vocês. Desejo toda a felicidade do mundo para cada um que lê este texto, não somente hoje, mas todos os dias em suas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário