quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Desobedeceu em casa: castigo na escola. Pode isto?

Uma aluna do curso de Pedagogia me perguntou se é correto a criança desobedecer em casa e a mãe pedir para que a professora deixe-a sem parque. Vamos às reflexões...

No meu conceito esta atitude não é correta. A mãe está passando para a escola algo que vem de casa, cada lugar e cada pessoa na vida da criança tem seu papel. Escola ensina conteúdos e os pais educam valores e ética.  Transferir para a escola algo que é de responsabilidade dos pais e vice-versa é complicado, por que a criança poderá não ter definido quem é quem, e mais ainda ficar com raiva da professora e não querer mais estudar. Ela poderá se sentir injustiçada pela professora.


É uma escola particular e aposto como a professora poderia também não concordar com esta atitude dos pais. Mas se a mãe pede muitas vezes, a professora faz por medo de perder o emprego. Pais sem noção têm esta atitude, transferem responsabilidades e obrigações para a escola só por que estão pagando. Fico me questionando como alguns pais estão despreparados para exercer seu papel. É mais fácil projetar na escola a responsabilidade do que aprender a ser pai e mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário