quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Família, construção coletiva: criança participativa

Falamos muito em nossa sociedade que as crianças precisam ter vez e voz, que têm seus direitos; mas será que realmente deixamos isto acontecer nas famílias?Nossos filhos (as) podem participar das decisões da família, como onde querem viajar, onde desejam comer, que roupas querem comprar? Decisões mais simples ainda: que comida quer almoçar e jantar? Também damos tarefas combatíveis com a idade para ajudarem em casa?

Se todos moram em um mesmo teto, todos devem participar das decisões que influenciam suas vidas, assim como na vida em geral, as escolhas fazem parte do nosso dia a dia. Como educar as crianças desta forma? 


Fazendo reuniões e assembleias se forem preciso de votações. Estamos desta forma ensinando a democracia, a participação efetiva nas decisões que lhes cabem. Depois quando em sociedade também serão pessoas que sabem decidir e participar de decisões na escola, no bairro, na cidade, no estado, no país. Agora se fazemos o contrário não educamos desde cedo à participação; depois quando grandes talvez também não saibam como fazê-la na sociedade como um todo. Vivenciar isto em família e o pleno exercício da cidadania, com seus direitos e deveres de escolha, de voto, de opinião, de desejos e vontades. Pensem em deixar que as crianças participem ativamente nas decisões que envolvem todos na família. Cabe ao adulto orientar, mediar conflitos caso existam, mas não cabe ser voto majoritário nas decisões. Exercitem a democracia nas pequenas coisas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário