segunda-feira, 25 de novembro de 2013

“Foi da hora”, pai.

Esta história precisa ser contada para que possam reflitir como as crianças não veem problemas onde os adultos às vezes se descabelam. Um pai dirigia seu carro com um filho de 8 anos no veículo. No dia anterior um pneu havia estourado e ele trocou-o, porém achou que tudo estava resolvido. No dia seguinte quando andava com seu filho o pneu soltou da roda e saiu em alta velocidade, sorte que não atingiu alguém. O filho dentro do carro verbalizou a frase “esta foi da hora, pai”.

O pai, que é meu amigo, contou-me a cena e disse assim “Vanda, eu fiquei supernervoso na hora e meu filho achou tudo divertido, isto está correto?” Eu ri muito da história e o expliquei. Criança não vê problemas como nós, adultos. O menino não sabia o que aconteceu no dia anterior e viveu o acontecimento daquela hora. Já nós, adultos, às vezes acabamos ficando nervosos com algo que causamos a nós mesmos. Sentimo-nos culpados, por que você sabe que não apertou os parafusos direito e mais ainda sabe que agora terá um prejuízo ainda maior. A criança não viu e não sabe de todos os perigos que isto poderia acontecer; então para ela tudo é festa, ainda mais se já viram uma cena desta em algum filme etc.


As crianças não veem a cena como algo ruim, mas como divertimento. Será que não estão certas? Diante do limão faça uma limonada e não chore o leite derramado. As crianças são espontâneas e vivem o momento, por isto são verdadeiras e reais, nós, adultos, é que somos falsos e vivemos de máscaras e preconceitos. Pensem nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário