sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“Vai chegar visita, corram e guardem as coisas”

Esta cena aconteceu na casa de uma pessoa conhecida. Ela me contou e agora vejam o que vocês ensinam para as crianças. A mãe desesperada com a bagunça de brinquedos das crianças pede para que elas guardem tudo correndo por que iria chegar visita; as crianças, muito espertas, verbalizam a frase “e você vai guardar tudo o que está fora do lugar também, que é seu e do papai?”. Adoro estas respostas das crianças porque servem para que possam refletir.

Por que somente os pequenos precisam guardar os brinquedos? Será que nós, adultos, também não deixamos as coisas fora do lugar? Outra coisa é educar pelo exemplo: os brinquedos são objetos de valia para elas, o mesmo acontece com os objetos dos adultos, nesta fala percebemos que elas conseguem fazer a relação brinquedos e objetos.


Outro pensamento para refletirmos é sobre o que ensinam às crianças: a falsidade em arrumar a casa somente por que a visita vai chegar; o que ela vai pensar se achar tudo bagunçado? Quanta importância para que os outros vão achar de nós em vez de pensarmos na felicidade dos mesmos. Nenhuma casa é arrumadinha o tempo todo e nem dá para ser assim, pois senão ninguém pode morar nela. Então por que educar a hipocrisia? Algo para ser pensado e repensado: Mas e o que vão falar da minha casa?  Pois bem, se alguém sai falando mal da sua casa é porque realmente não gosta de você, por que quem te ama de fato só fala algo construtivo e nem repara em objetos; pois ama estar com a pessoa e não com “coisas”. Eduquem somente a verdade e a realidade, e mais ainda valorizem o ser e não o ter, somente assim serão felizes e poderão fazer feliz quem está à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário