quarta-feira, 13 de novembro de 2013

“Come que você vai ficar mais inteligente”

Esta cena precisa ser contada para vocês... Eu estava num restaurante com alguns casais e crianças da minha família, e, para variar, uma criança não aceitava comer o que foi pedido pelo adulto. Queria comer outra coisa. Pois bem, a mãe da criança depois de falar que deveria comer, verbalizou a frase “come, comida faz bem, vai fazer com que você fique mais inteligente”. No mesmo momento a criança falou: “se fosse assim todos os gordos seriam inteligentíssimos, por que eles comem muito”. A risada foi geral, a mãe ficou sem graça, alguns outros adultos verbalizaram que era feio responder para sua mãe daquele jeito.

Bem. Quanto a se é falta de educação ou não, não vou aqui discutir, por que não é este o meu foco no momento. Quero que vocês reflitam sobre a lógica de pensamento desta criança de 7 anos.  Ela fez uma relação comida e inteligência, seu pensamento foi além do que o da mãe. E ela não tem razão? É isto que quero que repensem suas ações. A criança de hoje, nascida na era virtual, é muito argumentativa e lógica, e não aceita as respostas dos adultos se as mesmas não forem condizentes com a realidade.

A mãe deveria ter dito que os alimentos ajudam no crescimento da criança, que poderá  ajudar no desenvolvimento de aprendizagens porque nosso corpo precisa das vitaminas que existem neles para sermos mais saudáveis. Ainda argumentar que se ela não comer poderá sim ter prejuízos na memória e no raciocínio, isto seria uma argumentação com lógica para esta criança e não a frase do título.

Os adultos reproduzem frases muitas vezes que foram ditas em sua infância e esquecem que esta nova geração não tem o mesmo comportamento do que eles. Antes da era virtual (tecnológica) os adultos falavam e nós não duvidávamos, pois acreditávamos sem pensar. Hoje com o mundo da tecnologia as crianças possuem muitas informações e checam as mesmas na internet. Portanto, pais, pensem no que falam antes de achar que seus filhos responderam de forma agressiva; são vocês que dizem frases desconexas e sem sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário